ILHA DO MEL

A Ilha do Mel, hoje um dos principais espaços turísticos do Paraná, é um dos maiores pontos de área contínua de Mata Atlântica no Brasil. Dos seus 38 quilômetros de extensão, mais de 90% são de área de preservação e têm o acesso proibido à visitação. A locomoção na ilha é feito por meio de trilhas, para que a paisagem não sofra tantas alterações, podendo-se chegar a pé ou de bicicleta em seus principais pontos - como o Farol das Conchas e as praias calmas, com pouca urbanização.


A ilha pode receber no máximo cinco mil visitantes por dia, mas falhas na fiscalização permitem que barcos clandestinos levem mais pessoas para a ilha, o que causa superlotação e, por isso, a falta de água. A grande quantidade de visitantes também acaba gerando muito lixo.

Além disso, a notícia da implementação de projetos como o de empreendimentos portuários, que mudariam o fluxo da pesca - garantia de sobrevivência para mais ou menos 100 famílias - ameaçam o equilíbrio da ilha, pois trariam grandes impactos ambientais e sociais. Sem falar no descuido de autoridades com a conservação de pontos turísticos - o Farol das Conchas ficou por mais de seis meses apagado. A ilha carece de atenção e cuidado por parte da administração.

Fotos: Bruno Santos

ACENDA O FAROL

O movimento Acenda O Farol começou quando o Farol das Conchas apagou-se e assim permaneceu desde o segundo semestre de 2017. Diante do descaso das autoridades em relação a essa situação, os fotógrafos Bruno Santos e Gustavo Schiavon decidiram agir e lançaram a campanha nas redes sociais.

“O farol é um claro sinal de que toda a Ilha do Mel está carente de atenção e suporte”, disse Bruno.


Mais que acender o farol apagado, essa campanha busca chamar atenção e trazer luz aos problemas da ilha. Vamos acender o farol para que a mata  da Ilha do Mel não seja completamente extinta, para que a vida de 1,5 mil habitantes da ilha não seja prejudicada, para que esse lugar, eleito um patrimônio da humanidade, não seja devastado!

COLEÇÃO

Em parceria com a marca Be Like, a coleção Acenda o Farol apoia a campanha liderada por Bruno Santos. Assim, 10% do faturamento das vendas das camisetas dessa causa será direcionado ao movimento para a promoção de projetos e ações de conscientização para a preservação da Ilha do Mel.

ESTAMPAS

#ACENDAOFAROL