Inclusão da pessoa com deficiência é tema de coleção de camisetas

March 8, 2018

As 6 estampas lançadas contemplam a Síndrome de Down, o Autismo, as deficiências auditiva e visual, o uso de cadeira de rodas e o preconceito. 

 

 

A empresa social Moko lança uma coleção de camisetas que retrata a luta da pessoa com deficiência, em parceria com a Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu) e com o Instituto Renault. Cada uma das estampas da coleção “Use Inclusão” contempla um novo olhar sobre um tipo de deficiência: a síndrome de Down, o autismo, a deficiência visual e auditiva, o uso de cadeiras de rodas e o combate ao preconceito.

 

A proposta da campanha é trazer um novo olhar sobre as deficiências. 

 

A proposta da marca é promover a transformação social através da moda. Todo o lucro da venda das camisetas é revertido para a Unilheu. 

 

A coleção incentiva a inclusão e combate o preconceito. As estampas foram produzidas por artistas locais de Curitiba. Catenzaro criou a frase “amor para down e vender” em sua camiseta sobre a Síndrome de Down. A deficiência visual foi representada por Nani Silveira com a frase “o amor é cego” escrita em braile na estampa. 

 

Sobre o autismo, Diesko criou a frase “não precisa quebrar a cabeça”, assim como Sandra Koche lembra que existem mil maneiras de se comunicar, “só não precisa gritar” ao falar sobre a deficiência auditiva. “O mundo seria meu se não fosse o seu degrau”, pensou Rickli Neto sobre o uso de cadeira de rodas e Eduardo Milek definiu a frase “não aceito seu preconceito” para promover a luta por um mundo mais humano. 

 

As camisetas representam: uso de cadeira de rodas, deficiência auditiva, deficiência visual, síndrome de Down, preconceito e autismo, respectivamente. 

 

A marca inovou também no editorial da campanha. As camisetas foram vestidas por modelos que incluem portadores das deficiências tratadas na coleção. Cada produção nos convida a um novo olhar. Falar de inclusão é pensar um mundo mais humano e que garanta os direitos de todos: um mundo para todo mundo. 

 

 

 

 

 

A Marca 

A Moko é uma empresa social que tem como objetivo desenvolver Instituições, comunidades e pequenos negócios locais. Para isso, todos os projetos da marca promovem um benefício social direto. “A moda é uma forma de expressão. Nós vestimos aquilo que nos representa, transmitindo uma mensagem por meio das estampas”, conta o fundador da Moko, Fernando Kuwahara. “A coleção é um convite para que cada um possa ser multiplicador das causas que defendemos”, conclui. 

A coleção faz parte do Projeto Dois, uma proposta da marca que convida as pessoas a vestir uma causa e gerar renda para a Instituição parceira da coleção. A Unilehu atua diretamente na garantia dos direitos e da inclusão da pessoa com deficiência. A Instituição facilita formações, auxilia a inserção de pessoas em vulnerabilidade social no mercado de trabalho, promove a educação, renda, aprendizagem profissional e até o esporte. Todo o lucro proveniente das vendas é revertido para a Instituição. 

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